Acupuntura

Acupuntura

ACUPUNTURA

A acupuntura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e um método de tratamento considerado complementar, de acordo com a nova terminologia da Organização Mundial da Saúde. Esta consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo para obter efeito terapêutico em diversas condições.

Adotamos como principal linha de estudo e prática o método japonês de acupuntura, mais especificamente a técnica de Nagano, que também tem como base a medicina chinesa, e por isso tem várias características em comum com o método chinês de acupuntura.

Na acupuntura japonesa há uma forte ênfase pelo toque, refinando e aperfeiçoando o diagnóstico através da palpação específica do hara (abdômen), como também em cada ponto de acupuntura antes de ser tratado.

As agulhas utilizadas são muito finas que são inseridas com um tubo-guia, fazendo com que a inserção da agulha seja indolor. As agulhas mais finas e inserção rasa proporciona uma estimulação suave, sendo assim perfeitamente adaptado às pessoas com um estilo de vida urbano ocidental.

Outra forte característica do estilo japonês é a utilização da moxabustão direta, que se trata do aquecimento dos pontos de acupuntura pela queima de moxa, uma substância derivada da planta artemísia.

Finalizando então, a abordagem japonesa da acupuntura é ao mesmo tempo suave e muito eficaz.

AURICULOTERAPIA

Através da Auriculoterapia podemos avaliar e tratar desequilíbrios que podem causar as mais variadas disfunções ou doenças, muitas vezes antes mesmo destas surgirem.

As orelhas possuem pontos ou áreas de reflexo que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo, e quando estes são estimulados por sementes fixas por um pequeno esparadrapo, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo a cura.

Também pode ser utilizado para analgesia em crises agudas em todos os tipos de dores, especialmente das dores do aparelho locomotor, o que a torna uma excelente técnica complementar para estes problemas.

Temos então uma modalidade terapêutica totalmente natural e com resultados bastante rápidos, possibilitando em alguns casos, a diminuição significativa da necessidade de terapêuticas medicamentosas.

CRANIOPUNTURA

A craniopuntura é uma modalidade de acupuntura em que as regiões de aplicação das agulhas ficam na cabeça. É especialmente indicada para casos de dor, disfunções do sistema músculo-esquelético e algumas alterações do sistema nervoso central e cardiovascular.

Comments are closed.