Cinesioterapia

A Cinesioterapia é a parte da Fisioterapia que se utiliza de movimentos ativos do paciente, através da contração muscular voluntária, que pode também ser descrita como exercícios terapêuticos. Tem como objetivo a reabilitação do movimento (cinética-funcional) detectada através de avaliação específica e correlacionada com a disfunção e queixa do paciente, sendo frequentemente utilizada em conjunto a técnicas de terapia manual. É de extrema importância a sua aplicação, pois sempre que existe uma disfunção do aparelho locomotor humano, existe também uma deficiência ou desequilíbrio da função muscular.

Além dos exercícios clássicos da Fisioterapia, existem também linhas de reabilitação bastante específicas e eficazes, como as descritas a seguir:

Estabilização Segmentar

Método inovador idealizado por fisioterapeutas da Universidade de Queensland (Austrália) na década de 90, baseado em pesquisas cientificas. Se baseia no re-treinamento do sistema muscular estabilizador profundo através de exercícios de controle motor, sendo de fundamental importância na reabilitação de problemas neuro-músculo-esqueléticos, impedindo assim a reincidência do problema.